segurança viária
Bloomberg Philanthropies lança relatório preliminar
Objetivo é avaliar Programa Global de Segurança Viária
Publicado em Jan 19 2013

Foto: Aaron Minnick / EMBARQ

Na última sexta-feira (18/01), a Bloomberg Philanthropies lançou seu relatório preliminar para avaliar as intervenções do Programa Global de Segurança Viária, com contribuições da EMBARQ.

C40 e WRI firmam parceria
Organizações vão buscar, juntas, soluções de transporte urbano
Publicado em Jan 18 2013

Bloomberg e Dalkmann. (Foto: WRI)

O WRI-Instituto de Recursos Mundiais – liderado pelo seu centro de transporte sustentável, EMBARQ – e o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima estabeleceram uma parceria que vai levar adiante a meta comum de redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte urbano. A parceria tem o objetivo de ampliar as soluções e aumentar os esforços em transporte das cidades do C40, relacionados a planejamento urbano sustentável, sistemas BRT (Bus Rapid Transit), e iniciativas de transporte não-motorizado.

Workshop de Segurança Viária: Projeto de Vistoria de Acidentes de Trânsito
Técnicos passam por treinamento em Belo Horizonte
Publicado em Dez 13 2012

A coleta eficiente de dados é uma ferramenta importante para mapear zonas de risco e pensar alternativas que ajudem a evitar acidentes no trânsito. Com este objetivo, a EMBARQ Brasil e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promoveram o "Workshop de Segurança Viária – Projeto de Vistoria de Acidentes de Trânsito" com técnicos da BHTrans para apresentar as melhores práticas de coleta de dados, na última segunda e terça-feira (10 e 11/12). O treinamento fez parte do programa de implementação do projeto GISTRAN (Gestão Integrada de Segurança no Trânsito) da cidade de Belo Horizonte.

Segurança viária em corredores de ônibus e BRT
Transporte sustentável salva vidas
Publicado em Nov 28 2012

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil apresentou, no evento PAC Mobilidade Urbana: como construir projetos sustentáveis, as principais orientações quanto à segurança viária, um tema que merece muita atenção no país, já que pode salvar vidas.

Pedestres em risco
Em bairro de SP, pessoas têm apenas 6 segundos para atravessar
Publicado em Nov 22 2012

São muitos os fatores que garantem a segurança de todos no trânsito. Entre eles, a sinalização e os tempos corretos dos semáforos são imprescindíveis. Em muitas cidades brasileiras, porém, estes aspectos são ignorados e as pessoas correm riscos diários, como no caso do bairro Higienópolis, em São Paulo, onde os pedestres contam com apenas 6 segundos de sinal verde para realizar a travessia.

Publicado em Nov 16 2012

Onde:
Royal Golden Tulip Hotel, em Brasília, DF.

Quando:
28 de novembro de 2012

Nov 28 2012
Mais segurança para o trânsito do RS
Consulta pública tem prazo prorrogado
Publicado em Nov 13 2012

Os gaúchos têm até a próxima sexta-feira (16/11) para responder a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Combate à Violência no Trânsito. O Gabinete Digital está recolhendo respostas e sugestões da população a fim de mapear as prioridades para frear o número de acidentes fatais nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. Os autores das propostas mais votadas terão um encontro com o Governador Tarso Genro no Palácio Piratini ao final da consulta.

Prioridade para o transporte coletivo
Consulta Pública aponta respostas para diminuir acidentes no RS
Publicado em Oct 23 2012

(Foto: Douglas Cardoso)

Só no último final de semana, pelo menos 21 pessoas perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul (RS). A média de 10 mortes por dia é mais uma triste prova de que os gaúchos precisam agir em defesa da vida, por meio de decisões governamentais e da vontade popular. Para isso, está em aberto uma consulta pública que definirá as prioridades do Estado para frear o número de acidentes fatais nas ruas e estradas.

Mais proteção ao pedestre
Projeto propõe alteração no Código de Trânsito Brasileiro
Publicado em Oct 19 2012

(Foto: Artur Moser)
Está sob análise da Câmara o Projeto de Lei 4277/12, do deputado Walter Feldman (PSDB-SP), que institui medidas educativas e de engenharia de trânsito voltadas para segurança dos pedestres e prevenção de atropelamentos. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), indicando mais investimentos em campanhas e sinalização viária.

União pela vida
Rio terá grupo de prevenção e redução de mortes no trânsito
Publicado em Sep 27 2012

Pedestres são os mais vulneráveis. (Foto: Camila Alves)

De acordo com o Ministério da Saúde, o município do Rio de Janeiro tem um percentual de pedestres envolvidos em acidentes de trânsito de 57% – índice significativamente superior à média nacional, de 27,6%. Este é um dos dados que estão fazendo importantes instituições públicas se unirem em prol da vida, no Rio, para transformar esta realidade. A EMBARQ Brasil é apoiadora da iniciativa.